Um livro de ensino fundamental I de uma editora católica compara Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, com o papa Francisco e santa madre Teresa de Calcutá.

O livro da editora SM, vinculada à Companhia de Maria (Marianistas), é usado na disciplina de religião no terceiro ano do ensino fundamental (crianças de 8 e 9 anos) em escolas da Galiza, Espanha.

“Os socialistas nunca vão retirar a aula de Religião porque sabem muito bem que somos estúpidos o suficiente para fazer o trabalho por eles”, disse nas redes sociais o padre Francisco José Delgado, da arquidiocese de Toledo, Espanha. O atual governo espanhol é liderado pelos socialistas.

 

A editora SM disse que a informação divulgada "só recorta uma imagem da página 15 que não inclui o enunciado das perguntas e fica descontextualizado”.

 

“Se ler os dois, verá que na unidade o conceito de vocação é apresentado como um chamado à realização pessoal e explica o que os cristãos entendemos como chamado de Deus”. "Convida o aluno a distinguir quais desses chamados são de natureza religiosa e quais não são", disse a editora SM à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

“Basta ler as perguntas, que não estão incluídas no recorte, para descobrir que, longe de apresentar Greta Thunberg, Teresa de Calcutá e o papa Francisco como 'três líderes religiosos', convida justamente a diferenciar a vocação religiosa de Teresa de Calcutá e do papa Francisco da ativista ecologista”, disseram.

Página 14 completa do livro de religião / Editorial SM

 

Página 15 completa do livro de religião / Editorial SM

A editora SM disse que "em nenhum momento, portanto, Greta Thunberg é apresentada como líder religiosa" e que o texto foi aprovado pela Comissão para a Educação e a Cultura da Conferência Episcopal Espanhola.

Confira também:

 

Mais em